Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
ENQUETE
Você tira um dia da semana para descanso e lazer?
Sim, sempre.
Às vezes.
Só quando dá.
Só se me chamarem.
Não, nunca dá tempo.
Ver Resultados


ONLINE
1





Partilhe esta Página


APOIOS E PATROCÍNIOS

 

 

 


O INCRÍVEL PODER DO CHÁ DE CARQUEJA
O INCRÍVEL PODER DO CHÁ DE CARQUEJA

O INCRÍVEL PODER DO CHÁ DE CARQUEJA

 

Se você é uma daquelas pessoas que torcem o nariz diante de uma xícara de chá, vai mudar de idéia depois de ler todos os benefícios que pode obter através do chá de carqueja.


 


Esta planta tão popular e famosa por seu gosto amargo é uma excelente aliada da nossa saúde. Além de suas propriedades antitérmicas e de ter sido reconhecida cientificamente por baixar o nível de glicose no sangue, a Carqueja atua ainda auxiliando diretamente em casos como:          

 

Afecções febris, gástricas, intestinais e das vias urinárias, hepáticas e biliares (Icterícia, cálculos biliares, etc.);

Fortalecimento do estômago;

Funções intestinais;

Redução e eliminação de obstruções do fígado e da vesícula biliar;

Purificação do sangue.

 

Muitas utilizações tradicionais da Carqueja, daquelas que eram sugestões de nossas avós, foram estudadas e validadas por pesquisas, como por exemplo:


         

 

Eficácia contra os sintomas de resfriados e gripes, inclusive como antitérmico;

Eficácia contra problemas do estômago de ordem viral, além de possuir propriedades antiácidas e antiúlceras;

Eficácia na redução do colesterol, chegando a promover redução de 5 a 10% do nível inicial em curto período (30/60 dias);

Eficácia no combate à gastrite e gastroenterites;

Eficácia no combate à hidropisia;

Eficácia no combate à má digestão;

Auxílio no combate à hipertensão, já possui propriedades hipotensivas;

Auxílio do controle do diabetes pela redução do nível de glicose no sangue;

Auxílio no combate à estomatite, afta e azia;

Auxílio no combate à amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática;

Auxílio no combate às enfermidades do pâncreas, baço e rins;

Auxílio na eliminação de vermes intestinais;

Auxílio direto no alívio de desordens gastrointestinais por secreções ácidas e por hiperatividade;

Auxílio direto no combate à má circulação;

Auxílio na cicatrização de feridas e chagas venéreas;

Auxílio no combate ao reumatismo;

Auxílio no combate à impotência sexual masculina;

Coadjuvante muito eficaz nos regimes de emagrecimento;

 

Alguns pesquisadores afirmam que a Carqueja tende a aliviar dores e em 1999, um estudo clínico realizado por pesquisadores espanhóis observaram que a planta teve ação antiviral contra herpes simples e sobre o vírus da estomatite vesicular.


         


A Carqueja é uma unanimidade em todos os melhores estudos e livros publicados no Brasil sobre a utilização de plantas nos cuidados da saúde. É imensa a lista de benefícios que se pode obter tomando este chá de custo tão baixo.

 

 

CHÁ DE CARQUEJA – PREPARAÇÕES DIFERENTES PARA CADA CASO


           


Como vimos em nosso texto, a Carqueja pode ser usado para muitos propósitos e cada forma de preparo do seu chá realça um efeito em particular, de acordo com suas propriedades.

 

O uso mais comum da Carqueja é sob a forma de chá na proporção de 20g de folhas picadas para um litro de água, devendo ser tomado de 3 a 4 vezes por dia, mas devem ser observadas outras proporções para casos mais específicos, conforme podemos ver à seguir.

 

Chá de Carqueja para problemas hepáticos (Fígado) - Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 

Chá de Carqueja para problemas de má digestão - Coloque 1 colher de sopa de folhas de Carqueja picadas (10g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 

Chá de Carqueja para combate ao reumatismo – Ferva 1 litro de água juntamente com 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g). Após aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo, deixe que esfrie e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 

Chá de Carqueja para problemas de circulação – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) e 1 colher de sopa cheia de erva doce em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 

Chá de Carqueja para controle do diabetes – Coloque 1 colher de sopa cheia de folhas de Carqueja picadas (10g) em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200ml) 6 vezes por dia. (Os diabéticos devem fazer controle rigoroso dos níveis de glicemia quando utilizarem esta erva, a fim de não terem uma baixa muito significativa de glicose provocando hipoglicemia.)

 

Chá de Carqueja para redução de colesterol - Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 

 

CONTRA INDICAÇÕES

 

A Carqueja é uma planta considerada atóxica e sem perigo, mas existem cuidados que devem ser considerados e ela não deve ser usada nos seguintes casos:

 

Durante a gravidez, já que pode agir como estimulante uterino;


Por pessoas que sofram de hipotensão (pressão baixa), já que ela possui propriedades hipotensivas;

Por pessoas que sofram de hipoglicemia.

 

Observação: Os diabéticos devem fazer controle rigoroso dos níveis de glicemia quando utilizarem esta erva, a fim de não terem uma baixa muito significativa de glicose provocando hipoglicemia.

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Carqueja – Baccharis Trimera

 

A Carqueja é uma fonte importante de flavonoides e traz ainda em sua composição: ácido 3,5-dicaffeoylquinico, alfa-felandreno, alfa-terpineno, alfa-ilangeno, beta-cariofileno, beta-felandreno, beta-pineno, calacoreno, camfeno, carquejol, cirsimaritin, clerodane, diterpenoides, elemol, eriodictiol, óleos essências, eudesmol, eugenol, eupatorine, eupatrino, farneseno, farnesol, flavonoides, genkwanin, germacrene D, glicosídos, hispidium, espiguinha, ledol, limoneno, linalol, luteolina, muroleno, mirceno, neptina, nerolidol, palustrol, pentadecanol, quercetina, resinas, sabineno, saponinas, spatulenol, spatulenol, squaleno, terpinoleno, viridifloreno e viridiflorol.


Prevenção é fundamental, visite seu médico regularmente.