Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
ENQUETE
Você tira um dia da semana para descanso e lazer?
Sim, sempre.
Às vezes.
Só quando dá.
Só se me chamarem.
Não, nunca dá tempo.
Ver Resultados


ONLINE
1





Partilhe este Site...


APOIOS E PATROCÍNIOS

 

 

 


Drª ANA ESCOBAR
Drª ANA ESCOBAR

 

 

ANA ESCOBAR

Uma Médica Diferente

 

Pediatra, tem a oportunidade de cuidar da saúde da gente desde que nascemos, por isto entende bem o processo de crescimento, as fases de cada idade. Formada na Faculdade de Medicina da USP sempre se interessou pelo corpo e suas transformações do zero aos cem anos. Sério, CEM anos.



Acredita tanto que podemos chegar BEM a esta idade que coordena um grupo de crianças centenárias na cidade de São Paulo. Elas estão sendo preparadas para viver até os cem anos com saúde e qualidade de vida.



Consultora do programa Bem Estar, apresentado na TV Globo todos os dias de manhã, ela sempre está por lá respondendo de pronto as dúvidas dos telespectadores e tratando dos temas mais difíceis com a maior normalidade possível. Afinal, “o que é ser normal”?



Quem conhece a Dra Ana sabe que ela é bem humorada, alto astral. Apesar de ser uma médica com vários títulos acadêmicos, atuar no Instituto da Criança da USP, dar aulas na Faculdade de Medicina também da USP e trabalhar diariamente no consultório resolvendo desde resfriados muito simples até doenças muito complexas, doutora Ana responde, sempre. Mesmo quando ela não sabe, ela corre atrás.



Você nunca se decepcionará, onde você estiver, ela também estará!



ACOMPANHE E CURTA A PÁGINA DA

Drª ANA ESCOBAR NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/DraAnaEscobarResponde/info

 

pergunta@anaescobar.com.br

 

 

Drª. ANA FALOU,

ESTÁ FALADO!

Dicas, orientações e informações

 

 

11/05/2012

Uma pergunta: você respira pela boca?

Pare! Preste atenção.... Neste clima seco e frio você tem uma tendência a inspirar pela boca? Se a mucosa do nariz fica ressecada, você pode estar fazendo isto sem querer. E como isto prejudica a sua saúde? O nariz tem um sofisticado sistema de aquecimento do ar que é importante para o nosso organismo e uma complexa rede de células ciliares que bloqueia a entrada de vírus, bactérias e outros invasores.

A garganta não tem este sistema sofisticado de proteção, então, quando inspiramos pela boca o ar vai direto para a laringe e traquéia, sem entrar aquecido e principalmente, sem passar por esta barreira de defesa. Aí é mais fácil pegar uma laringite ou faringite. Uma boa dica é hidratar o nariz com soro fisiológico...


 

10/05/2012

Socorro! Meus cabelos estão caindo!


Dá um desespero ver os cabelos caírem quando lavamos a cabeça ou quando penteamos o cabelo, não é mesmo? Qual o limite do normal?
Situações que podem provocar queda de cabelo: alterações hormonais (principalmente relacionadas à tireoide), pós-parto, amamentação, deficiência de alguns nutrientes na alimentação, uso de produtos químicos no cabelo, medicamentos como pílulas anticoncepcionais ou antidepressivos, pós-operatório de grandes cirurgias, como a bariátrica, por exemplo... e, muito importante nos dias de hoje -- estresse.
Como são muitas hipóteses, cada pessoa tem que investigar a sua causa. Mas algumas dicas práticas ajudam até você procurar seu medico e ter certeza do que esta fazendo seus cabelos caírem:
- use produtos neutros para lavar os cabelos, principalmente à base de glicerina;
- tenha uma alimentação saudável, com pelo menos 5 porções de frutas ou de saladas por dia;
- descanse sempre que possível e procure dormir bem à noite. Um jantar em família, um banho gostoso antes de dormir e depois uma música ou um programa calmo de TV podem ajudar a combater o estresse do dia a dia.
- Procure seu médico para ver se os seus hormônios estão em ordem.
Não arranque os cabelos à toa. Para a maioria dos problemas ,podemos encontrar uma solução possível

 

 

08/05/2012

Uma dúvida: tomar banho quente demais faz mal?



Tempo frio... Tirar a roupa quentinha e entrar no chuveiro não é fácil. Por isso, nossa tendência é compensar o frio com água pelando mas... tudo que é bom tem sempre um mas... Nós temos uma camada de gordura que serve para hidratação. A água quente retira essa camada protetora, deixando a pele muito mais ressecada e com menos defesas. Quando queremos desengordurar uma panela não fica muito mais fácil usando água quente? Então, é a mesma coisa!

Além de destruir esta proteção natural, o banho muito quente dilata os vasos, o que pode liberar uma substância chamada histamina, que dá coceira. Aí o quadro se completa: coceira, lesão e, sem defesa, infecção. Qual é a solução? Se para você é difícil tomar banho morno ou frio no inverno, então faça duas coisas para se proteger:
1. use um sabonete cremoso que não resseque mais ainda a sua pele;
2. depois do banho passe um creme hidratante no corpo todo, de preferência com a pele ainda um pouco úmida, isto facilita espalhar e ajuda na absorção do produto
E então.... bom banho!

 

 

07/05/2012

“Segunda-feira é o dia internacional de começar o regime!

E uma das primeiras atitudes costuma ser checar a quantidade de calorias. Em média, precisamos de 2 mil calorias por dia, para ter energia para fazer nossas atividades, inclusive respirar!!. Mas se você quer perder peso tem que gastar mais do que consome ou melhor, come! Para isto só tem dois jeitos: aumentar os exercícios ou diminuir a comida! Melhor ainda, se juntar as duas coisas!

Voltando às calorias. Uma coxinha equivale a um prato com arroz, feijão, bife de frango, couve e uma laranja (400 cal). Aí você pode pensar: ok, vou optar pela coxinha. Do aspecto do regime fica tudo na mesma mas e no aspecto nutricional? Uma refeição é muito mais rica em nutrientes do que uma coxinha. Por isto, na próxima vez que for comparar calorias não se esqueça de analisar também o valor nutritivo, isto ajuda a manter uma dieta saudável e bem balanceada!
Faça as escolhas certas!! Boa semana!!”

 

03/05/2012

“Dra. Ana apoia: campanha no facebook para doação de órgãos.

O facebook lançou esta semana, uma ferramenta de doação de órgãos com o objetivo de incentivar os 900 milhões de usuários da rede social a combater a falta de órgãos necessários para realizar transplantes que podem salvar vidas.
O garoto propaganda da campanha é ninguém menos que o próprio criador e fundador do Face, Mark Zuckerberg. Ele disse que se inspirou na namorada que é residente em pediatria e em Steve Jobs, da Apple, que recebeu um transplante de fígado em 2009.

Na minha carteira de identidade eu já informo que sou doadora, e você? Sabe a importância deste gesto para salvar vidas?”

 

 

02/05/2012

“Uma dúvida: gelado no fio faz mal?

O frio chegou...malhas mais quentinhas, cobertores e meias de lã saem do armário... Temos uma vontade natural de tomar coisas quentes como chocolate, leite, sopa , ou um chá... tudo com a idéia de aquecer. Mas e se der vontade de tomar sorvete ou uma bebida gelada no frio... Faz mal? Dá gripe? Dá dor de garganta?

Pode não dar nada... mas também pode dar! Explico: a mucosa da garganta tem um mecanismo de defesa fantástico contra vírus e bactérias. Mas para funcionar direito é necessário que a temperatura da mucosa seja relativamente constante.

Quando ocorre o resfriamento, seja pela temperatura ambiente ou porque ingerimos algo muito gelado, essa defesa pode diminuir um pouco e os agentes virais e bacterianos ganham uma chance para nos atacar. Só que isso não vale para todos. Uns são mais suscetíveis ao frio. Outros menos. Por isto, uns podem tomar gelado no frio e outros não!!

Descubra quem você é e respeite sua mucosa! Se for do tipo para quem gelado não faz mal, fique tranquilo, mas não abuse ! Se você for do tipo que não pode com gelado no frio (como eu !!), coloque um cachecol bem charmoso e curta os quentinhos do inverno.”

 

 

17/04/2012

“Uma dúvida: o que é alergia?



Estes dias falamos de animais de estimação e muita gente adoraria ter um, mas... tem alergia.
Pêlo de animais, pó, picada de insetos, alimentos, maquiagem... muitas coisas podem desencadear reações alérgicas.
Isto acontece porque essas substâncias “provocam” nosso organismo que reage para se defender.
E o que provoca alergia em uma pessoa pode não fazer absolutamente nada em outra.

As reações alérgicas mais comuns sempre envolvem coceira: seja no nariz, nos olhos ou na pele, onde podem aparecer bolinhas.
O que fazer? Só examinando, o médico pode prescrever o remédio adequado. E como eu digo sempre -- o remédio de um, pode não servir para outro. Enquanto isso, para aliviar a coceira faça compressas frias na pele. Colocar também um pouco de amido de milho pode ajudar.
Nos olhos, compressas de água fria são excelentes e para o nariz, lavar bastante com soro fisiológico.
Mas o mais importante de tudo é descobrir a causa da alergia e evitar o contato!”

 

Drª ANA ESCOBAR,

UMA GRANDE PROFISSIONAL, UMA MULHER TREMENDAMENTE ESPECIAL

E UM SER HUMANO DA MELHOR QUALIDADE!