Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
ENQUETE
Você tira um dia da semana para descanso e lazer?
Sim, sempre.
Às vezes.
Só quando dá.
Só se me chamarem.
Não, nunca dá tempo.
Ver Resultados


ONLINE
1





Partilhe esta Página


APOIOS E PATROCÍNIOS

 

 

 


Diabetes
Diabetes



Entendendo o Diabetes


O Diabetes é uma disfunção metabólica. Isso quer dizer que o Diabetes faz com que o organismo não consiga fazer a digestão dos alimentos da maneira certa para seu pleno funcionamento.


A Glicose é a principal fonte de energia de nosso organismo e ela está presente na maior parte dos alimentos. Quando nosso organismo metaboliza os alimentos, quebra o que comemos em partículas de glicose que vão para a corrente sanguínea onde vão ser usadas pelas células para produção de energia. Mas para entrar nas células e desenvolver seu papel, a Glicose precisa da insulina, um hormônio produzido pelo Pâncreas, que é uma glândula que fica atrás do estômago. O trabalho do Pâncreas é, no momento em que nos alimentamos, produzir automaticamente a quantidade necessária de insulina para que a glicose vá do sangue para às células. No diabético ou o Pâncreas não produz a quantidade necessária de insulina ou as células não “aceitam” como deveriam a insulina produzida e assim ou a glicose vai do sangue direto para a urina sem que o organismo aproveite sua energia ou permanece no sangue aumentando os índices de glicemia também sem ser aproveitada pelo organismo. Em qualquer das duas hipóteses o organismo perde sua principal fonte de energia e começa a funcionar mal causando danos gerais.




 

Aprendendo a Lutar


O tratamento do Diabetes consiste em manter os níveis de glicose no sangue em níveis saudáveis e regulares, além de auxiliar o organismo no tráfego da glicose do sangue para as células através do aumento da quantidade e/ou qualidade de insulina no organismo. Isso normalmente é feito através de medicamentos e dieta alimentar, mas hoje já se sabe que existem muitas formas de ajudar o organismo a reencontrar o equilíbrio e seu funcionamento ideal, como por exemplo, abandonando o sedentarismo, optando por alimentação mais saudável e não somente obedecendo à restrição aos açúcares e massas. O importante é que o diabético tenha plena consciência de que mantendo o índice glicêmico sob controle ele pode ter uma vida longa, saudável e com qualidade.




Hoje a medicina aponta como limite máximo aceitável de glicose no sangue, 100mg por decilitro e para que se obtenha este índice, antes de tudo é preciso que o diabético conheça seu organismo e o nível em que se encontra sua glicemia através de seu médico. Antes de qualquer outra coisa, ele indicará exames e passará os primeiros medicamentos, só aí se dará o início do controle do Diabetes.


Visitas regulares a seu médico são fundamentais, pois ele estará acompanhando o comportamento do Diabetes frente aos medicamentos prescritos e para que este processo se dê com o máximo de sucesso é fundamental que você faça um controle diário de sua glicemia e alimentação e leve às consultas para que seu médico possa avaliar. Trabalhando juntos o sucesso certamente virá muito mais rápido.




Siga rigorosamente as prescrições médicas e fique muito atento aos horários e dosagem dos medicamentos que forem indicados por ele. Não tente adequar, reduzir ou aumentar dosagens por conta própria. Isso pode prejudicar o tratamento e, pior, confundir o médico que espera um resultado com base no que lhe prescreveu e pode ser surpreendido por um resultado que ele não vai compreender, passando a modificar os medicamentos com base irreal.




Existem ainda outras indicações médicas para auxiliar no tratamento do Diabetes e otimizar seus resultados, como por exemplo, alterar a rotina alimentar, passando a distribuir a alimentação do dia em 6 refeições diárias, ou seja, 3 refeições principais intercaladas por 3 lanches que terão a função de fazer com que a quantidade de comida consumida em cada refeição seja menor o que auxiliará o processo metabólico e ainda poderá promover auxílio na manutenção e/ou perda de peso. Esta é uma indicação não só para diabéticos, mas para todos nós, pois comendo antes da fome realmente chegar nos educamos a comer o necessário e mantemos o organismo alimentado sem excessos, isso certamente será benéfico a todo o sistema digestivo e nos manterá mais saudáveis.




A outra indicação da ciência para otimização do tratamento contra o Diabetes é adotar uma rotina com exercícios físicos leves. É claro que ninguém precisa se transformar em um atleta da noite para o dia, pois isso além de sacrificante e desestimulador, não será saudável, pois levará o organismo a um esforço maior do que ele está preparado. Respeite seus limites, mas abandone o sedentarismo. Programe-se para uma pequena caminhada dia sim, dia não ou pelo menos três vezes por semana. Caminhe por calma e comece por um período de tempo curto e vá aumentando gradativamente, de acordo com o seu organismo, pois ele começará a ser adaptar, encontrará prazer no exercício e naturalmente, você aumentará o tempo e o ritmo.




A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, principalmente porque auxilia muito na melhoria da circulação e dores nas pernas. Se o diabético tinha uma vida sedentária ela também trará benefícios, pois será mais fácil dele iniciar e se adaptar ao novo hábito. É uma atividade gratuita, que pode ser feita em qualquer lugar e nem qualquer horário, adequando-se facilmente à vida de qualquer pessoa.




Diversos estudos já comprovaram que atividades físicas reduzem os níveis de glicose no sangue e melhoram a ação da insulina no organismo. Adotando uma rotina de exercícios físicos regulares os resultados no organismo podem ser tão satisfatórios que podem propiciar a redução de medicamentos orais e até mesmo da insulina a ser aplicada.




A caminhada ainda traz outros benefícios agregados ao diabético, como auxiliar no controle do peso, fortalecimento muscular e na melhora do humor, ajudando sua vida de uma maneira geral.